Questões sobre o conceito de falácia

Warning: session_start(): open(/var/lib/lsphp/session/lsphp74/sess_sr5vi4p2hql5skv59craocpl4o, O_RDWR) failed: No space left on device (28) in /home/filosofianaescola.com/public_html/wp-content/themes/filosofia_na_escola/curso/process/conn_questoes.php on line 5

Warning: session_start(): Failed to read session data: files (path: /var/lib/lsphp/session/lsphp74) in /home/filosofianaescola.com/public_html/wp-content/themes/filosofia_na_escola/curso/process/conn_questoes.php on line 5

Notice: Undefined index: userId in /home/filosofianaescola.com/public_html/wp-content/themes/filosofia_na_escola/curso/process/conn_questoes.php on line 7
Por que o argumento "todos os meus amigos votarão no candidato Aristóteles, portanto ele vai ganhar a eleição" é uma falácia?
Porque envolve uma mentira sobre a intenção de voto dos amigos, pois desconsidera os que pensam diferente.
Porque tem informações apenas sobre os amigos, e não sobre as pessoas das quais não gosta.
Porque contém uma informação falsa sobre os amigos que votarão no candidato.
Porque assume que o voto dos amigos é suficiente para prever o resultado da eleição.
Por que o argumento "se médicos podem consultar seus livros durante uma cirurgia, estudantes também deveriam poder consultar seus livros durante uma prova" é considerado uma falácia?
Porque assume que o nível de dificuldade e complexidade é o mesmo em uma prova feita na escola e em uma cirurgia que salva vidas.
Porque sugere que consultar livros é igualmente aceitável em todas as profissões e situações nas quais possam haver dúvidas sobre o que fazer.
Porque ignora a diferença de propósito entre uma prova, que testa conhecimentos, e uma cirurgia, que aplica conhecimentos já aprendidos.
Porque afirma falsamente que os médicos consultam livros durante uma cirurgia, o que na verdade não ocorre.
Considerando a origem do termo “falácia”, qual afirmação a seguir é correta?
A palavra "falácia" foi cunhada por filósofos romanos para descrever argumentos inválidos usados em debates no Senado.
O conceito de falácia foi criado por Aristóteles, mas o termo "falácia" tem origem no latim "fallere".
Aristóteles criou o termo “falácia”, que tem a ver com "falso", para designar argumentos com falsidades.
A palavra "falácia" deriva do grego antigo e foi primeiramente usada por Aristóteles em sua obra “Refutações Sofísticas”.
O argumento "se médicos podem consultar seus livros durante uma cirurgia, estudantes também deveriam poder consultar seus livros durante uma prova" é um exemplo de falácia da falsa analogia. Em qual dos exemplos a seguir há uma falácia semelhante?
"Se atletas olímpicos treinam todos os dias, qualquer pessoa que treina diariamente se tornará um atleta olímpico."
"Se empresários de sucesso acordam cedo, todos que acordam cedo terão sucesso nos negócios."
"Se todos os meus amigos gostam de pizza, então todos os brasileiros gostam de pizza."
"Se os médicos receitam medicamentos com base em pesquisas, as pessoas também podem diagnosticar doenças com base em pesquisas."
Qual das alternativas a seguir diferencia corretamente uma falácia de uma mentira?
Uma falácia envolve premissas falsas, enquanto uma mentira apresenta uma estrutura lógica inválida.
Uma mentira é uma afirmação falsa, já uma falácia é um erro de raciocínio que pode ser intencional ou não.
Uma falácia é um argumento verdadeiro, mas que induz ao erro, enquanto uma mentira é uma conclusão equivocada.
Uma mentira engana pela aparência de verdade, enquanto uma falácia se baseia em premissas falsas para enganar.